Aniversário de Porto Alegre: 252 anos da capital de todos os gaúchos

Segunda metade do século 18. O Iluminismo, importante movimento intelectual europeu, avança pelo continente em contraponto aos regimes absolutistas que dominavam o território na época.

Figuras como Isaac Newton, Benjamin Franklin e Antoine Lavoisier moldariam a Ciência moderna. Algumas revoluções, como a Francesa e a Industrial, mudariam o rumo da humanidade.

Naquele tempo, a família real portuguesa nem imaginava atravessar o oceano em direção ao Brasil Colônia, o que aconteceria em 1808.

26 de março de 1772, fundada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. O povoamento, na verdade, começou duas décadas antes, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos. A partir de 1824, a cidade — já denominada Porto Alegre — passa a também receber imigrantes de outras partes do mundo, especialmente alemães, italianos, espanhóis, poloneses, judeus e libaneses.

Porto Alegre, ao longo do tempo, se manteve no centro dos acontecimentos. Uma terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos brasileiros. Em 2024, a capital dos gaúchos completa 252 anos de muitas estradas e grandes histórias, e a Caxiense acompanha essa trajetória há quase um século.

Nossos caminhos se cruzam desde 1938

Entre ruas e vielas, Porto Alegre pulsa dia e noite. Uma cidade que abraça a diversidade, atravessa gerações e serve de palco para vidas sem fronteiras.

Nossa trajetória até Porto Alegre começa lá em 1938. As rodovias acidentadas e irregulares do século 20 eram enormes desafios aos motoristas e passageiros. As dificuldades eram tantas que a viagem entre Caxias do Sul e Porto Alegre durava de seis a oito horas.

Segunda maior economia do Rio Grande, Caxias do Sul promove um intercâmbio já histórico e crescente com a capital. Todos os dias, centenas de pessoas viajam entre os municípios a trabalho, estudo, passeio ou ponto de partida para destinos ainda mais distantes. Com oito décadas de tradição na ligação entre as duas cidades, possuímos a maior oferta de viagens diárias.

Nosso caminho de Caxias do Sul a Porto Alegre e de Porto Alegre a Caxias do Sul é marcado pela dedicação de funcionários e pela implementação de tecnologia de ponta, tanto nos veículos quanto em nossa estrutura operacional, como na venda de passagens on-line e no embarque por QR Code.

Hoje, Porto Alegre é um dos principais municípios do Brasil, uma cidade cosmopolita, multicultural e uma potência econômica. São múltiplas expressões, variadas origens, religiões, línguas, razões e emoções que se cruzam e formam um mosaico completo de tempos, espaços e vivências.

Na hora de embarcar para Porto Alegre, vá de Caxiense, a única empresa de transporte rodoviário da linha Caxias do Sul-Porto Alegre que te leva até o Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Todos os dias e o dia todo, você pode escolher o Executivo da Caxiense: conforto, segurança e praticidade.

Feliz Aniversário, Porto Alegre.Até a próxima leitura e boa viagem.

Acompanhe nosso blog para mais informações e outras novidades. Siga o transporte carinhoso também nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Blog Abril