Na rota da Festa da Uva com a Caxiense

O início da imigração italiana à Serra Gaúcha completa 150 anos em 2025, mas as comemorações já iniciam este ano. Com o tema “Caminhos e Lugares”, a 34ª Festa da Uva resgata as origens e traça uma relação estreita entre o passado, o presente e o futuro da colonização em solo gaúcho.

Em 1875, desembarcaram aqui pouco menos de 100 colonos italianos, vindos da Lombardia, Tirol e, sobretudo, do Vêneto. Estima-se que até 1914 cerca de 84 mil italianos atravessaram o Atlântico rumo ao Brasil. Esse intenso fluxo migratório a partir da segunda metade do século 19 teve dois principais motivos: a extrema pobreza de uma Itália recém-unificada (1870) e o incentivo do governo imperial brasileiro para ocupar o sul do país.

Quando resumida em algumas palavras, essa jornada não parece assim tão penosa. Então a gente precisa retroceder para ir mais longe: embarque nessa história, aperte o cinto e vamos juntos por esse caminho cheio de desafios e também de grandes conquistas.

Uma viagem tortuosa

Nossos antepassados italianos deixaram para trás mais do que sua terra natal. Deixaram para trás parte de suas raízes para construir uma nova identidade do lado de cá do oceano.

A partir de estradas precárias, cobriram o trajeto a pé ou pegaram vagões até o porto de Gênova. Foram mais de 40 dias em alto-mar rumo ao Rio de Janeiro. De lá, embarcaram para o porto de Rio Grande antes de Porto Alegre. Após um longo e desafiador período longe de casa, subiram a serra e conheceram seu novo lar.

Em solo brasileiro, adultos, crianças, idosos e mulheres recebiam do governo brasileiro apenas algumas sementes e ferramentas agrícolas básicas, como machado, faca e enxada. Mesmo com recursos escassos, os colonos transformaram as dificuldades em oportunidades.

Festa da Uva 2024

A primeira edição da Festa da Uva aconteceu em 1931, justamente para celebrar a colheita da fruta. Apenas sete anos mais tarde, nasceu a Caxiense.

A 34ª edição da Festa da Uva ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março, em Caxias do Sul. Segundo a organização do evento, são esperadas mais de 600 mil pessoas, que devem injetar cerca de R$ 250 milhões à segunda maior economia do Rio Grande do Sul.

Como bons caxienses, sempre nos envolvemos com o nosso maior evento regional. Ao longo dos anos, já customizamos ônibus, divulgamos a Festa pelas estradas gaúchas e transportamos o trio de soberanas.

Na Serra Gaúcha, todos os caminhos levam à Itália: da culinária típica da imigração, passando pela arquitetura até o Talian. Somos a história de um povo forjado no trabalho duro, no espírito empreendedor e na resiliência. Nossos ônibus estarão prontos para conectar milhares de turistas às belezas e encantos do município caxiense. Nossos Caminhos ajudam a construir nossos Lugares no mundo.

Compre sua passagem de ida e volta para a cidade da Festa da Uva em nosso site pelo melhor preço. Na hora do embarque, alguns municípios já possuem a tecnologia do QR Code no celular. Bilhete digital sem impressão, sem perda tempo e com toda a comodidade e segurança do transporte carinhoso.

Acompanhe nosso blog para mais informações e outras novidades. Siga o transporte carinhoso também nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

BLOG