Maio Amarelo: uma campanha coletiva pela paz no trânsito
40 mil vítimas por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, esse é o número aproximado de mortes em acidentes nas estradas e rodovias brasileiras ao longo de 12 meses.
Para reduzir esse número alarmante, precisamos conhecer as causas, montar estratégias e traçar planos de ação bem definidos. Isso envolve o Poder Público, empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e demais membros da sociedade civil. Um problema coletivo que só pode ser resolvido com todos e todas.
Nos próximos parágrafos, conduzimos você por um caminho cheio de informações, dados e conscientização. E essa estrada tem nome e sobrenome: Maio Amarelo. Coloque o cinto e vamos juntos em mais essa viagem.
Acidentes de trânsito no Brasil
No segundo semestre de 2023, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um levantamento com dados sobre o trânsito no Brasil entre 2010 e 2019.
Durante essa década, ocorreram cerca de 392 mil mortes em acidentes de transporte terrestre, incluindo atropelamentos, sinistros com bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus, veículos de serviço e fora de estrada.
Os acidentes com motocicletas dobraram em relação à década passada, 2000 a 2009, e as colisões frontais são as responsáveis por quase 40% das mortes identificadas.
Além dos acidentes fatais, é preciso também atentar para as lesões graves e permanentes, que causam significativo impacto na vida dos sujeitos diretamente afetados, em suas famílias e repercussões no restante da sociedade.
Entre os meios de transporte terrestres, o ônibus chama atenção pela segurança e baixa letalidade. O caráter coletivo, as regulamentações rígidas, os avanços tecnológicos e a capacitação profissional dos condutores ajudam a transformar o ônibus em um meio de transporte estatisticamente mais seguro.
Campanha Maio Amarelo
Movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a campanha “Maio Amarelo” envolve o Poder Público e a sociedade civil.
Por que Maio? Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Já em 2020, a ONU lançou a “2ª Década de Ação para Segurança no Trânsito”, cuja principal meta é prevenir em ao menos 50% a incidência de mortes e lesões no trânsito até 2030.
Por que Amarelo? O amarelo remete às placas de sinalização, que simbolizam atenção e precaução durante a rodagem. É também nossa cor institucional, ou seja, a condução com responsabilidade marca nossa história e nossa pele lataria.
Para viajar tranquilo e sem preocupações, algumas dicas são sempre muito bem-vindas:
• Respeite os limites de velocidade
• Não dirija sob efeito de álcool
• Use cinto de segurança
• Cumpra as leis de trânsito
• Preste atenção às condições das vias
A Expresso Caxiense é uma empresa quase centenária. Desde 1938, a Caxiense permanece conectada às tendências de conforto, comodidade e atenção ao passageiro.
Ao escolher ir de Caxiense, cuidamos de cada detalhe para que você aproveite uma viagem tranquila, segura e com o máximo bem-estar. Os profissionais da Caxiense passam por curso de transporte coletivo, exames toxicológicos periódicos e curso de direção defensiva.
Nesse contexto, nossos motoristas são treinados, ainda, para situações-limite, como o risco de aquaplanagem ou baixa visibilidade em temporais. Leia mais sobre isso no conteúdo Vantagens de viajar com a Caxiense em temporada de chuvas.
Até a próxima leitura e boa viagem.
Acompanhe nosso blog para mais informações e outras novidades. Siga o transporte carinhoso também nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.